-
Arquitetos: Nitsche Arquitetos
- Área: 330 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Arthur Duarte
-
Fabricantes: Braston, Carrier, Deca, Docol, Keramika, Lumini, Miaki, O/M Light - Osvaldo Matos, Portobello, Sonex Illtec
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço do novo restaurante Olga Ri, localizado próximo à Avenida Paulista, em São Paulo consiste na reforma de um ponto comercial em uma das regiões de maior fluxo da cidade. Inicialmente, o Olga Ri operava exclusivamente como um serviço de delivery, oferecendo saladas e pratos saudáveis. Agora, a Nitsche Arquitetos foi convidada para criar um espaço prático que transmitisse os ideais da empresa por meio de um novo conceito de restaurante.
O projeto cria uma atmosfera convidativa e vibrante, inspirada nos ideais da marca. Por meio da utilização de cores marcantes e amplitude dos ambientes o novo restaurante busca ser, não apenas uma opção de refeição para atender o público local, mas também um espaço de encontro e uma vitrine para os princípios de alimentação saudável, consciente e despojada propostos pela Olga Ri.
Dentre os desafios a sustentabilidade foi uma preocupação central no projeto, alinhada com o compromisso da marca Olga Ri. Foram aproveitados ao máximo os elementos construtivos existentes, evitando-se o desperdício e deixando visíveis as características prévias do imóvel. Por exemplo, as paredes de tijolo descascado e o forro de madeira foram mantidos e expostos, preservando a autenticidade e o charme da estrutura. A treliça da fachada, descoberta após remoção de revestimento de alumínio, também foi mantida, conferindo personalidade ao espaço.
Ainda, foi necessário adaptar a identidade visual repleta de cores e formas geométricas para o espaço tridimensional. Para tanto, foram utilizadas as cores e tipografias presentes nas peças gráficas da Olga Ri nas sinalizações, no mosaico do piso e nos demais elementos arquitetônicos empregados.
A entrada do restaurante, localizada na rua Haddock Lobo, ocorre por um salão de pé-direito duplo, que antes era o recuo frontal da antiga casa. Nesse ambiente, destaca-se um generoso balcão de inox onde os pedidos são realizados e as saladas são montadas. Todos os ingredientes ficam expostos, adicionando cor e personalidade ao espaço. À esquerda, uma escada laranja vibrante leva às mesas do segundo andar e ao pavimento da cozinha. O salão chama atenção pelo teto de madeira e pelas paredes de tijolos originais. Seguindo adiante, chega-se ao pátio externo, onde foram criadas floreiras e um banco perimetral. Essa configuração proporciona um ambiente flexível e adaptável, adequado para diferentes ocasiões e encontros do dia a dia em um pequeno oásis urbano.